«Uma linguagem organizada actua sobre a organização do pensamento e um pensamento organizado actua sobre a organização da linguagem.» Ahmad Amin

09
Jan 10

 A faculdade da linguagem é uma capacidade comum ao ser humano. Isto quer dizer que o Homem apresenta organismos que lhe permitem desenvolver as suas capacidades linguísticas, nas suas normais condições de desenvolvimento, já que, tudo é resultado de uma maturação. Assim quando o indivíduo é exposto à língua falada pelos falantes de tal comunidade é capaz de, com base nos princípios constitutivos da sua faculdade inata para adquirir a linguagem verbal, formular hipóteses sobre o funcionamento da sua língua materna e, progressivamente fixar os respectivos parâmetros fonéticos, fonológicos, morfológicos e sintácticos, Botelho (2009)

 O ser humano possui características biológicas funcionalmente bem adaptadas para a produção e desenvolvimento da linguagem bem como, para a sua percepção. Elas são específicas do sistema nervoso, encontrando-se ao nível do sistema nervoso central e periférico.

Assim:

- Sistema nervoso central – é o responsável pelo processamento central da informação, neste caso é ele que vai processar toda a informação linguística, ou seja, ouve o que é dito, interpreta e analisa.

- Sistema nervoso periférico – é o responsável pela produção da informação recebida do sistema nervoso central e pela transmissão para o SNC dos impulsos ou estímulos verbais recebidos pela periferia.

Para conseguirmos produzir linguagem possuímos aparelhos biologicamente bem adaptados ao nosso organismo. O aparelho articulatório é comandado pelo sistema nervoso periférico e apresenta características bem adaptadas à produção da fala, como por exemplo, a mobilidade dos lábios e dos maxilares ou a dentição bem estruturada a favor desta mesma produção.

publicado por Soraia, Vanessa e Patricia às 17:01

Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


arquivos
2010

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO