«Uma linguagem organizada actua sobre a organização do pensamento e um pensamento organizado actua sobre a organização da linguagem.» Ahmad Amin

09
Jan 10

Existem várias teorias e perspectivas acerca da aquisição da linguagem. Será um comportamento verbal adquirido pela aprendizagem como nos diz a brochura “a teoria behaviorista”, ou será que possuímos estruturas biológicas inatas que nos permitem adquirir a linguagem?

É certo que tudo isto são teorias e uma teoria é sempre uma tentativa de esperar um fenómeno que á partida não esta definitivamente fundamentada. Assim a perspectiva mais fundamentada é a inatista sustentada por Noam Chomsky. No que concerne ao inatismo linguístico a predisposição inata (programação genética) para adquirir a linguagem, materializada na capacidade para extrair regras gramaticais do que ouve.

A esta capacidade, Chomsky chamou dispositivo para aquisição da linguagem (DALL), “O qual contempla quer um conjunto de componentes básicas ou princípios gerais geneticamente inscritos nos seres humanos, quer por sedimentos que permitem descobrir como os princípios gerais se aplicam á língua especifica da comunidade onde a criança esta inserida.”

Sim-Sim, 1998

 

Quanto a perspectiva Behaviorista, esta diz-nos que o desenvolvimento da linguagem é o resultado de um conjunto sistematizado de aprendizagens

Neste caso a aprendizagem corresponde á modificação de um comportamento sendo aqui a linguagem designada como comportamento verbal. Tal como outras aprendizagens naturais do ser humano esta não tem qualquer especificidade sendo que os mecanismos ou processos serão os mesmos que para outros comportamentos.

 

O primado da cognição: Esta última perspectiva é sustentada por Piaget. Este considera que a criança desenvolve o conhecimento do mundo em geral, e, a partir daí informa-o em categorias e relações linguísticas. Só através de uma evolução cognitiva se desenvolve a linguagem da criança.

 

publicado por Soraia, Vanessa e Patricia às 17:06

Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


arquivos
2010

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO