«Uma linguagem organizada actua sobre a organização do pensamento e um pensamento organizado actua sobre a organização da linguagem.» Ahmad Amin

09
Jan 10

A fonologia tem por objectivo principal a definição dos sons que desempenham funções linguísticas e a descrição e explicação dos processos fonológicos que os sons de uma língua sofrem ou provocam. Desta forma podem-se dividir os sons da fala em propriedades de três tipos diferentes:
Articulatória,
Acústicas,
Perceptivas,
Deste modo o falante utiliza a propriedade articulatória, o ar transmite a propriedade acústica, e o ouvinte utiliza a propriedade perceptiva. Só desta forma existe a comunicação verbal, ou seja, o cérebro contém informação linguística que é transmitida pelo sistema nervoso central. Este transmite a informação aos músculos e órgãos relacionados com a produção de sons da fala. A este conjunto chama-se aparelho fonador. – Imagem fotocopia.

Numa primeira fase do som dá-se a expiração nos pulmões, isto significa que a massa de ar passando pela laringe atinge as cordas vocais, fazendo-as vibrar. A isto dá-se o nome de fonação. Finalmente na cavidade oral e nasal a massa de ar assume o formato de som de fala (“articulação”).

Características articulatórias do som da fala:

Para definir os sons ou fonemas são essenciais as etapas de fonação e de articulação. A etapa da fonação implica a produção de voz na laringe, assim, o ar atravessa a glote e as cordas vocais podem ou não vibrar, produzindo assim sons vozeados ou sonoros consoante a vibração das cordas vocais ou sons vozeados ou surdos que são produzidos sem vibração nas cordas vocais.

Sons do português:

Os sons são transformados nas cavidades supraglotais: a cavidade faríngea, que quase não desempenha papel na articulação dos sons em português, no entanto, a cavidade nasal, permite distinguir os sons orais dos sons nasais. Os sons nasais podem passar em simultâneo pela cavidade nasal e pela cavidade oral, dando-se o afastamento do véu palatino, que quando se afasta produz sons nasais.

publicado por Soraia, Vanessa e Patricia às 17:12

Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


arquivos
2010

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO