«Uma linguagem organizada actua sobre a organização do pensamento e um pensamento organizado actua sobre a organização da linguagem.» Ahmad Amin

10
Jan 10

 

Sou a aluna Rita Soraia Coutinho, da turma B do 2.º ano de LEB e realizei o meu trabalho com a Vanessa Martinho e Patrícia Silva. Optámos por realizar o nosso trabalho em instituições diferente, visto sermos as três de localidades diferentes, com o propósito de ver se existiam diferenças ao nível dos registos de língua.

 

As minhas actividades de terreno foram realizadas na Marinha Grande, no centro infantil Arco-Íris, na sala dos “Periquitos”, que corresponde à sala das idades entre os 3 e os 4 anos.

Visto que ainda não conhecia as crianças, optei por, no primeiro dia, levar apenas uma história, ilustrada com cartões e apresentar-me. Todos os meninos ficaram entusiasmados com a minha presença estando bastante disponíveis aos jogos que propunha. Nesse primeiro dia contei a história mostrando os cartões com desenhos e dizendo para os meninos irem passando de colega em colega.

Isto gerou muita excitação nas crianças, mas elas ouviram atentamente o conto e iam participando, revelando-se bastante activos e curiosos.

As minhas observações foram:

Ao longo da história ia entoando e perguntando “então, o que acham que o coelho grande fez?” ao passo que respondiam:

“Ele ralhou com o coelhinho maroto!!!” apenas alguns respondiam prontamente, sendo que os outros imitavam os primeiros.

Isto repetiu-se várias vezes. Ao contrário da Patrícia, não relacionei idades com prontidão de respostas, pois houve meninos mais novos (cerca de 3 anos) que respondiam mais rápido que meninos mais velhos. Inclusive, fzia parte do grupo uma menina, que com apenas 3 anos respondia prontamente as questões, muitas vezes interpelando os colegas. Quando terminei de contar a história, uma das crianças gritou “Outra vez!!!”´. Aproveitei a oportunidade para sugerir que fosse mesmo ele que contasse de novo a história aos colegas. Como ficou envergonhado, pedi aos seus colegas para o ajudarem. Gerou-se alguma confusão, mas eles iam contando a historia, exactamente como a tinham ouvido, alguns repetindo de outros, outros mostrando grande capacidade de memória e perspicácia.

 

No segundo dia, fiz as actividades que foram seleccionadas em grupo.

Chapas:

As crianças ficaram muito entusiasmadas, e reagirem muito bem ao jogo. A educadora Guida ajudou-me bastante a explicar de forma correcta às crianças.

No principio do jogo das chapas tiveram um pouco de dificuldade em associar o objecto da imagem ao som da sua primeira sílaba, por exemplo, associar que “escada” e “espada” tinham o mesmo som e consoante isso, juntarem-se ao seu par; pois cada menino tinha um pedaço de cartolina (a "chapa") pendurado no pescoço com um fio de lã.

Com o decorrer do jogo, eles revelaram-se muito perspicazes. Deu-se o caso de os meninos conseguirem descobrir sílabas iguais no meio das palavras, por exemplo: CAMA – “CA”, e ES”CA”DOTE – CA. Fiquei surpreendida quando a criança, que era das mais novas, conseguiu descobrir essa particularidade do som da palavra, até porque já tinhamos dito que apenas contáva "o primeiro som" da palavra. A actividade decorria normalmente, estando todos os meninos sentados, e alguns, que ainda não tinham encontrado o seu par, olhavam atentamente e iam respondendo correcto quando perguntávamos “Então e qual é a coisa que também começa por “BO” como a Bolacha?” (neste caso era BOtão)

 

 

 

 

Frases sem Sentido - Avaliar a capacidade Morfologica 

 

 

 

Nesta actividade eu ia dizendo frases sem sentido aos meninos. Levei vários cartões com imagens de acções, e ia dizendo:

 

“O João esta a jogar à bola e a bola é quadrada” ou “O menino está cheio de fome, e vão comer com uma colher!”

 

As crianças, bastante entusiasmadas com os erros que as faziam rir, gritavam as respostas correctas:

 

“A bola não é quadrada!”

 

historia do coelhinho maroto

 

 

 

Cartolinas que utilizei nas história do coelhinho Maroto

frases sem sentido

 

Cartões das frases com erros

 

publicado por Soraia, Vanessa e Patricia às 20:58

Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


arquivos
2010

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO